JUSTIÇA ABSOLVE PM DENUNCIADO POR MORTE DE BENES LEOCÁDIO JÚNIOR

A Justiça do Rio Grande do Norte absolveu o sargento da Polícia Militar Luiz Carlos Rodrigues no caso da morte do estudante Luiz Benes Leocádio. Luiz Carlos foi denunciado em março deste ano pelo Ministério Público do RN.
“Estou convicto de que o acusado Luiz Carlos Rodrigues, ao participar da ação policial que findou por matar o jovem Mateus da Silva Regis mediante disparo de arma de fogo, agiu em legítima defesa própria e de terceiros”, destaca o juiz José Armando Ponte Dias Junior Juiz em sua decisão.
Por fim, o magistrado lamenta a morte de Benes Júnior e conclui: “(…) esta sentença, conquanto absolutória, em pouco contribuirá para restituir a paz de espírito e o ânimo de outrora ao policial militar Luiz Carlos Rodrigues”. O juiz ressaltou ainda que os militares acreditavam que Benes Júnior estava dentro do porta-malas do carro.
Para o MP não restavam dúvidas de que o sargento da PM teria sido o responsável pela morte da vítima. O órgão havia se baseado em laudos necroscópicos para fazer a constatação. Segundo a denúncia, o sargento agiu com dolo eventual, quando o risco de matar é assumido.
O caso
Era por volta das 16h, do dia 15 de agosto de 2018, quando Benes Júnior saiu do escritório para ir buscar materiais de limpeza no carro da família, estacionado na Avenida Romualdo Galvão, bairro Tirol, Zona Sul de Natal. Foi surpreendido por dois adolescentes que apontaram revólveres e o sequestraram, obrigando-o a dirigir até a Zona Norte da cidade, onde praticaram diversos assaltos.
O carro foi perseguido pela Polícia Militar e na Avenida Moema Tinôco, uma das saídas para a BR-101 Norte, foi interceptado. Os policiais entraram em confronto com a dupla e Benes Júnior acabou sendo baleado, juntamente com um dos suspeitos do sequestro, o adolescente Mateus da Silva Régis, de 17 anos. Os dois foram socorridos, mas morreram em unidades de saúde diferentes. OP9RN