A Operação Caminhos Seguros resultou na prisão de um homem, em Caicó (RN), que armazenava mais de 200 mil arquivos com imagens e vídeos de nudez e abuso sexual infantil. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao suspeito, na manhã desta terça-feira (13).
O investigado atuava como técnico em manutenção de celulares. As investigações indicam que ele se aproveitava da profissão para acessar os dispositivos de clientes e guardar ilegalmente conteúdos de pornografia, incluindo cenas de nudez infantojuvenil e registros de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Durante a operação, os policiais localizaram o material nos dispositivos pessoais do suspeito. Ele foi preso em flagrante no Centro de Caicó, onde trabalhava, e os aparelhos eletrônicos foram encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) para análise.
Ação nacional combate crimes contra crianças e adolescentes
A prisão faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A operação tem como foco a repressão e prevenção de crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil.
Além disso, a ação reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância e adolescência no Brasil. A Polícia Civil destacou que continuará trabalhando em conjunto com outras instituições para identificar e punir os responsáveis por esse tipo de crime.
A população pode colaborar com as investigações realizando denúncias anônimas pelo Disque Denúncia 181. A Polícia garante o sigilo das informações e incentiva que qualquer suspeita de crime seja reportada imediatamente. A participação popular é fundamental para fortalecer o combate à exploração sexual infantil. Ponta Negra