DR. ALVARO LOPES NETO: FATORES DE RISCO PARA DOENÇA RENAL

Os principais fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC) são a diabetes e a hipertensão. Preveni-los reduz as chances de desenvolvimento da DRC. Tudo começa pela obesidade que atinge mais da metade dos brasileiros, e que se tornou uma epidemia no mundo. O paciente tem obesidade quando o Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de 30.
A diabetes tipo II e a hipertensão são doenças frequentes para pessoas que sofrem com a obesidade, e pacientes que tem o IMC controlado, mas possui uma circunferência abdominal superior a 100 cm. Além desses fatores citados, podemos adicionar o histórico familiar ou no passado de uma doença renal crônica.
O paciente com doença renal crônica vivencia graves mudanças na vida social, no trabalho, nos hábitos alimentares e na vida sexual. Essas consequências acarretam alterações na sua integridade física e emocional. Em algumas situações, há afastamento do paciente de seu grupo social, de seu lazer e, às vezes, da própria família, causando prejuízos a sua qualidade de vida.
Por este motivo, reforço alguns hábitos importantes para o cotidiano: praticar exercícios físicos regulares; cuidar da alimentação, evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras. Procurar o nefrologista para controlar a saúde com consulta médica e exames de rotina. Diminui a chance de chegar à insuficiência renal e garante a sua qualidade de vida. CLIQUE AQUI E MARQUE SUA CONSULTA

whatsapp