MORTES POR COVID CAEM PELA METADE EM JULHO NO RN; 87 MUNICÍPIOS NÃO REGISTRAM ÓBITOS

As mortes por Covid caíram pela metade no mês de julho no Rio Grande do Norte na comparação com o mês de junho. Ao todo, o mês registrou 325 óbitos. Em junho, foram 656.
O levantamento é do G1 e da Inter TV Cabugi através de dados colhidos nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a secretaria, algumas das mortes contabilizadas nos boletins não acontecem necessariamente nos dias em que são registradas. A pasta considera a queda entre os meses de 67%.
Esse é o terceiro mês de queda das mortes no estado. Depois de atingir os picos em março e abril, com 922 e 953 mortes, os meses seguintes tiveram quedas nos óbitos, começando por maio, com 656.
Apesar da queda, o número de mortes em julho ainda é o oitavo maior nos 17 meses de pandemia completados. O número está acima, por exemplo, dos dados entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, quando o máximo foi de 305.
O número de casos também caiu entre junho e julho: de 71.739 para 19.500.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a redução do quadro pandêmico no RN acontece graças às medidas de enfrentamento à Covid adotadas, atreladas ao avanço da vacinação.
"Esse resultado é reflexo do reforço das ações de vigilância em saúde com medidas restritivas regionalizadas, ampliação da cobertura vacinal e qualificação da oferta assistencial nas unidades de referência, que tiveram importante queda na mortalidade por Covid”, disse a secretária-adjunta de Saúde, Maura Sobreira.
Segundo dados do Regula RN, a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid nesta quarta-feira (4) é de cerca de 37%. Durante a tarde, não havia nenhum paciente aguardando por vaga em leitos Covid.
Há exato um mês, o estado registrava aproximadamente 58% de ocupação em leitos críticos. Em 4 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia este ano, a taxa de ocupação estava em torno de 95%.
87 municípios não registram mortes
No último mês de julho, 87 cidades do Rio Grande do Norte não registraram óbitos por Covid-19. O número representa mais da metade dos 167 municípios potiguares. g1rn