BAÍA FORMOSA E A 1ª CIDADE DO RN A VACINAR ADOLESCENTES A PARTIR DE 12 ANOS; SESAP NOTIFICA MUNICÍPIO POR ANTECIPAÇÃO

O município de Baía Formosa, no litoral Sul potiguar, começou a vacinar nesta quinta-feira (19) adolescentes entre 12 e 17 anos de idade contra a Covid. A cidade é a primeira do Rio Grande do Norte a vacinar esse público.

Na quarta-feira (18), o município havia iniciado a vacinação dos adolescentes com comorbidades e dos que fazem estágio em áreas de saúde, educação, assistência social ou indústria. Já nesta quinta (19), o município anunciou que ampliou a vacinação para todo o público de adolescentes entre 12 e 17 anos.
A Secretaria de Estado de Saúde do RN (Sesap) informou que notificou a prefeitura de Baía Formosa por antecipação ao cronograma, porque ficou acordado na Comissão de intergestores Bipartite do dia 18 de agosto, que conta com representantes de todos os municípios do estado, que a vacinação de adolescentes só começaria após todos os municípios terem concluído a aplicação da primeira dose em todo público adulto.
"Foi pactuado nessa reunião que nenhum município do RN poderia avançar para vacinação das crianças e adolescentes de 12 a 17 anos sem que antes nós possamos realizar minimamente o nivelamento entre os municípios. Dessa forma, a orientação é que todos os municípios possam, até o final de agosto, chegar a idade de 18 anos para amplamente vacinar todos esses adultos e aí no início de setembro iremos avançar juntos das crianças e adolescentes de 12 a 17 anos", explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.
"A Sesap vai notificar todos os municípios que avançarem sem consentimento, até porque foi uma deliberação dos municípios junto com o Estado para que possamos ordenar e coordenar a campanha de vacinação".
O Rio Grande do Norte ainda não recebeu doses específicas para a vacinação dos adolescentes - até o momento a Anvisa autoriza apenas a aplicação da Pfizer nesse público. A intenção do governo do RN é iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no início de setembro.
Baía Formosa foi a segunda cidade do Rio Grande do Norte a imunizar todos os adultos - acima dos 18 anos. O município alcançou o feito no dia 3 de agosto - apenas São Rafael, no dia 30 de julho, conseguiu concluir essa etapa antes no estado.
De acordo com a estimativa do IBGE de 2020, Baía Formosa tem cerca de 9,3 mil habitantes. A prefeitura do município informou que pelo menos 80% da população foi imunizada com pelo menos uma das doses da vacina contra a Covid até o momento.
Pelo menos 45 municípios no estado já vacinam atualmente o público de 18 anos, concluindo o ciclo na população adulta. A capital Natal começou nesta quarta-feira (18) a imunização desse público. G1RN