CILINDROS DE OXIGÊNIO COMEÇAM A SER DISTRIBUÍDOS PARA 50 MUNICÍPIOS DO RN; VEJA

Os 160 cilindros de oxigênio medicinal enviados pelo Ministério da Saúde para auxiliar no abastecimento das unidades de saúde do Rio Grande do Norte começaram a ser distribuídos para os municípios neste domingo (28). (Veja lista de municípios no fim).
A carga com o insumo desembarcou no estado no sábado (27). A governadora Fátima Bezerra (PT) solicitou em caráter emergencial a entrega de 450 cilindros ao Ministério da Saúde para lutar contra o desabastecimento após o aumento de internações por Covid-19 e a pressão nos leitos de críticos.
Os cilindros estão sendo distribuídos para os hospitais polos espalhados nas oito regionais de saúde e em seguida serão retirados pelos 50 municípios potiguares que se encontram com dificuldade de abastecimento.
A necessidade de apoio adicional com o insumo foi apontada em levantamento feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Consems/RN) em função do aumento do número de internações pela Covid-19.
Quando os cilindros secarem, os municípios levarão para serem reabastecidos nos hospitais polos, conforme contrato realizado com a White Martins. “O reabastecimento desses cilindros ficará por conta do governo do Estado através de um aditivo contratual que foi firmado para que a gente pudesse dar esse suporte aos municípios", informou Maura Sobreira, secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
Os cilindros são destinados aos municípios, porque, segundo o governo do RN, as unidades de saúde da rede estadual seguem com o abastecimento normal, conforme planejamento realizado desde o início da pandemia. Recentemente, houve um acréscimo de 25% no volume do produto fornecido pela empresa White Martins após o Poder Executivo acionar a Justiça.
O governo do RN oficializou ao Ministério da Saúde também a necessidade do envio de novos cilindros para atender as necessidades dos municípios. “Também solicitamos mais 300 concentradores e a instalação de mais 10 usinas de produção de oxigênio no Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Com a chegada de mais cilindros, segundo o governo do RN, os municípios que enviaram a solicitação posteriormente serão incluídos na rota para receber o insumo.
Na sexta-feira (28), o Ministério Público Federal pediu ao Ministério da Saúde providências urgentes contra o desabastecimento de insumos como oxigênio medicinal e remédios do kit intubação no Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e no município de Montes Claros (MG).
Concentradores
O RN já havia recebido 70 concentradores de oxigênio enviados pelo Projeto Gratidão de Manaus (AM), em um gesto de agradecimento aos pacientes recebidos por outros estados, entre eles o RN, quando a rede de saúde do Amazonas entrou colapso, no início do ano. Os concentradores são versões menores que os cilindros de oxigênio comprimido recebidos hoje e podem ser transportados pelo paciente durante o tratamento.
Municípios contemplados neste momento:
Polo de abastecimento: Hospital Regional Alfredo Mesquita (Macaíba)
Parnamirim - Macaíba - Extremoz
Polo de abastecimento Hospital Monsenhor Antônio Barros (São José de Mipibu)
Goianinha - Lagoa D'anta - Santo Antônio - Baía Formosa - São José de Mipibu - Lagoa de Pedras
Polo de abastecimento Hospital Rafael Fernandes (Mossoró)
Grossos - Felipe Guerra - Areia Branca
Polo de abastecimento Hospital Josefa Alves Godeiro (João Câmara)
Macau - Pedra Preta - Poço Branco - Pureza - Riachuelo - Touros - Caiçara do Rio dos Ventos - Ceará-Mirim - Galinhos - Guamaré
Polo de abastecimento Hospital Telecila Freitas Fontes (Caicó)
Bodó - Caicó - Cerro Corá - Cruzeta - Currais Novos - Florânia - Ipueira - Jardim do Seridó - Lagoa Nova - Parelhas - São João do Sabugi - São José do Seridó - São Vicente - Serra Negra do Norte - Tenente Laurentino Cruz
Polo de abastecimento Hospital Regional Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi)
Ruy Barbosa - Santa Cruz - São José do Campestre
Polo de abastecimento Hospital Regional Aguinaldo Pereira (Caraúbas)
Almino Afonso - Encanto - Taboleiro Grande - Venha Ver
Polo de abastecimento Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (Assú)
Assú - Alto dos Rodrigues - Fernando Pedroza - Ipanguaçu - Pendências - São Rafael.
- Informações G1RN -