POLÍCIA FEDERAL E RECEITA FEDERAL APREENDEM 700kg DE COCAÍNA NO RN

Uma operação da Polícia Federal junto com a Receita Federal apreendeu 703,95 quilos de cocaína dentro de um contêiner carregado de mangas com destino à Holanda, na Europa. O caso aconteceu neste sábado (15), no Porto de Natal.
Segundo a PF, a descoberta do entorpecente ocorreu após intensificação do trabalho de fiscalização no terminal. A corporação ainda investiga para descobrir os autores do crime de tráfico internacional de drogas. A pena pode variar de 7 a 25 anos de reclusão.
Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que dirige o porto, o "evento mostra que a intensificação das ações de vigilância na área portuária vem surtindo efeito". Ainda de acordo com a estatal, "convergência de interesses entre o Porto, Armadores e Proprietários das Cargas, deverá possibilitar a instalação de um 'scanner' de containers no final do próximo mês", que deverá melhorar a segurança.
Desde 2019, somente no Porto de Natal, a Polícia e a Receita Federal apreenderam mais de 5 toneladas de cocaína. Em apenas duas operações realizadas em fevereiro de 2019, foram 3,3 toneladas.
Segundo a PF, a capital potiguar virou um do ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica. Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no porto de Roterdã, na Holanda.
Por causa das apreensões, a única empresa que faz o transporte de cargas de Natal para Roterdã, na Holanda, suspendeu as atividades locais em março, até que o porto tomasse medidas de segurança. As operações, porém, foram retomadas no início de abril de 2019 e em maio, outra tonelada foi apreendida.
A Polícia Federal disse que a apreensão reforça a importância das reuniões da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – Cesportos. O grupo presidido pela PF tem como missão prevenir e reprimir os atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis. g1rn