SESAP CONFIRMA ATRAVÉS DE BOLETIM, PACIENTE INFECTADO COM CORONAVÍRUS EM PARAÚ

Da redação - Assú Notícia: A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, divulgou através do boletim epidemiológico, na manhã desta quarta-feira, 06 de Maio de 2020, uma pessoa infectada com o novo coronavírus na cidade de Paraú. O boletim não trás maiores informações, apenas relata o registro de confirmação do paciente diagnosticado com o vírus.
Mais cedo, a secretária de Paraú, Katiane Aquino, publicou uma nota em seu perfil do instagram, noticiando a confirmação de um paciente infectado com o vírus. De acordo com a postagem, o paciente é jovem e tem histórico de viagem para Mossoró. Por telefone, a secretária havia dito ao ASSÚ NOTÍCIA, que o paciente fez o exame sorológico e testou negativo para a doença, e também se submeteu ao exame de RT-PCR conhecido como Swab, que testou como positivo para a doença.
O exame RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.
A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.