RIO GRANDE DO NORTE TEM REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA DURANTE CARNAVAL

O Rio Grande do Norte teve em 2020 a maior redução no número de crimes violentos durante o período do Carnaval dos últimos oito anos. De acordo com o Governo do Estado, entre os dias 21 a 25 de fevereiro, foram registrados 16 condutas violentas letais intencionais, contra 26 ocorrências no ano passado – uma diminuição de 38,5%.
Na série histórica, é a menor quantidade de crimes durante o Carnaval desde 2012, quando foram registrados apenas 12 casos.
Segundo o governo, a Polícia Militar, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia civil trabalharam em conjunto para garantir a segurança dos foliões.
Na Operação Carnaval, duas mortes foram registradas pela PM nas rodovias estaduais em 2020, uma a menos do no ano passado. O número de acidentes no trânsito também apresentou redução: foram sete neste ano, contra oito em 2019.
“Esse resultado só foi possível porque o Governo do Estado investiu nas diárias operacionais pagas a mais a 10 mil agentes de segurança pública, o que representa um investimento de mais de R$ 3 milhões”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27) para apresentar os resultados alcançados.
A Polícia Militar divulgou também que apreendeu 31 armas, conduziu 77 pessoas, recuperou 33 carros e apreendeu 55 Kg de drogas. O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual divulgou, por sua vez, que abordou mais de 6 mil veículos e efetuou 5 prisões. Na Operação Lei Seca, foram quase 1 mil veículos abordados.
Na Operação Saturação, da Seap, 686 policiais penais realizaram revistas diárias nas unidades prisionais. De acordo com a secretaria, quase 7 mil detentos foram revistados nos 17 presídios do RN.
O Corpo de Bombeiros, além disso, afirmou que realizou 229 atendimentos ao público nos principais polos de Carnaval do Estado. Agora RN