PREFEITURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AÇÃO DO CRAS DE SÃO RAFAEL

Da redação - Assú Notícia: Na integra, a prefeitura municipal de São Rafael, emitiu uma nota de esclarecimento, referente ao caso do idoso que foi resgatado pela polícia civil de Assú, no último sábado, 10 de Novembro, na cidade. O idoso foi entregue as assistentes sociais do CRAS da cidade, ao qual assinaram um documento mantendo a responsabilidade do idoso. 
Segundo a polícia civil, no domingo, o idoso voltou para a residência onde teria sido resgatado no dia anterior, e que havia sido deixado na casa, pelas assistentes sociais do CRAS. A polícia acreditou que; as funcionárias devolveram o idoso ao cativeiro onde era mantido em cárcere de privado.
A nota de esclarecimento da prefeitura, entra em contradição quando se refere que; "Sem ter onde deixar o idoso, o CRAS através de sua Assistente Social, após orientação, aconselhamento e acompanhamento entregou o idoso aos cuidados daqueles que sempre tiveram a responsabilidade do mesmo, não havendo outra opção a referida profissional, diante das circunstancias do caso". Mostra parte do trecho da nota.
Entende-se que, não encontrando a solução para o problema, os responsáveis pela vítima naquela situação, resolveram devolver o idoso aos mesmos familiares que mantiveram o idoso em cárcere de privado a pelo menos um ano. Durante à madrugada de domingo, 12 de Novembro, a polícia recebeu informação de que a vítima teria sido entregue pelo CRAS ao local onde havia sido resgatado, sendo que a polícia retornou a residência e resgatou novamente o idoso.
As responsáveis pela pasta, foram ouvidas na delegacia de polícia de Assú e depois foram liberadas. A polícia vai investigar a atuação delas diante da situação em que cometeram contra a vítima, e caso haja algum crime, elas irão responder, assim informou o delegado que investiga o caso. Abaixo, segue na integra a nota de esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
"Diante da situação divulgada na mídia a respeito do idoso Sr. Manoel Salustino de Lucena, a princípio cumpre esclarecer que a municipalidade através do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – São Rafael, já havia comunicado ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte que o idoso encontrava-se em situação de vulnerabilidade social, objetivando que o referido órgão, que possui competência legal viesse a apresentar as providencias necessárias à garantia do bem-estar do idoso.

Destaca-se que antes mesmo de um posicionamento por parte do órgão ministerial, a Policia Civil de Assu-RN, se deslocou até a residência onde o idoso residia e constataram situação já conhecida e informada pelo CRAS ao MP/RN.

Em razão da situação do idoso, o mesmo fora encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Assu-RN e juntamente com a Assistente Social do CRAS fora ouvido e após foram liberados.

Considerando que os fatos se deram durante o fim de semana, e tendo em vista o horário em que houve a liberação da servidora e idoso, por volta das 22 (vinte e duas) horas do sábado, a referida profissional, após manter contato com os abrigos de idosos de Jucurutu-RN e Caicó-RN, fora informada que as instituições só receberiam o idoso através de ordem judicial, o que não foi possível em razão da não comunicação do fato ao juízo, vez que o referido inquérito ainda encontra-se na sede da Delegacia.

Sem ter onde deixar o idoso, o CRAS através de sua Assistente Social, após orientação, aconselhamento e acompanhamento entregou o idoso aos cuidados daqueles que sempre tiveram a responsabilidade do mesmo, não havendo outra opção a referida profissional, diante das circunstancias do caso.

Menciona-se que enquanto o idoso permaneceu sob os cuidados da família que o acolhera anteriormente, o mesmo esteve sob constante vigilância das profissionais do CRAS, o que iria ocorrer até determinação judicial em favor do idoso.

Neste instante o idoso encontra-se na sede da Delegacia de Policia de Assu-RN, aguardando o encaminhamento do inquérito a autoridade judiciária da comarca, objetivando a concessão de ordem judicial para a internação do mesmo em abrigo adequado."