Um episódio de violência durante o Carnaval de Apodi, Oeste potiguar, tem circulado nas redes sociais desde a noite desta quarta-feira (18). Nas imagens, um jovem é agredido por seguranças particulares contratados para atuar na festa. A Prefeitura afirma que está apurando o caso e que medidas cabíveis serão adotadas.
No vídeo publicado pelo influenciador potiguar, que atua em pautas anti-capacitistas, Ivan Baron, é possível visualizar que a vítima é cercada por três agentes de segurança privada. De acordo com as informações de Ivan, o jovem é surdo. O rapaz estaria tentando utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para explicar que não compreendia as ordens dos seguranças, mas acaba sendo empurrado, derrubado e golpeado com cassetetes.
“Um jovem surdo que não entendeu um sinal verbal foi covardemente espancado por uma equipe de segurança […] Até quando pessoas com a responsabilidade de proteger e cuidar do bem estar serão usadas para violentar? Capacitismo é crime!”, escreveu o influenciador ao divulgar o vídeo nas redes sociais. A Prefeitura Municipal divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), uma nota afirmando que tomou conhecimento do episódio e determinou imediata apuração dos fatos junto à empresa responsável pela segurança.
Até o fechamento desta matéria, a identidade e o estado de saúde do jovem não haviam sido divulgados.
Leia nota da Prefeitura de Apodi na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Apodi informa que tomou conhecimento do episódio ocorrido durante o carnaval 2026, envolvendo a abordagem de seguranças a um folião nas proximidades do trio elétrico.
A gestão municipal manifesta sua solidariedade ao cidadão envolvido e reforça que a orientação dada a todas as equipes de segurança do evento é de atuar com respeito, diálogo e preservação da integridade de todos os foliões.
A Prefeitura já determinou a imediata apuração dos fatos junto à empresa responsável pela segurança, para que as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas e as medidas cabíveis adotadas. A gestão municipal se solidariza com o cidadão e se coloca à disposição para contribuir com os esclarecimentos necessários, reafirmando seu compromisso com o respeito, a segurança e o bem-estar de todos.
Reafirmamos nosso compromisso com a realização de um carnaval seguro, organizado e acolhedor para todos”. - Tribuna do Norte







