Da redação - Assú Notícia: A operação das forças de segurança realizada na tarde da última segunda-feira (16), nos conjuntos Irmã Lindalva e Frutilândia, em Assú, que resultou na prisão de três suspeitos e apreensão de duas armas de fogo, pode ter novos desdobramentos. A informação foi confirmada pelo delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Dr. Valério, em entrevista à imprensa.
Foram presos durante a ação Pedro Lucas Tavares da Silva, conhecido como “Gago”, Emerson Mateus Faustino Dantas, o “Rato”, e Erivanaldo Firmino Dantas, o “Zé”. Segundo o delegado, o trio poderá ser indiciado inicialmente pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, adulteração de arma de fogo, já que uma das pistolas apresentava numeração suprimida, e também por associação criminosa.
Suspeitos podem ter ligação com homicídios na cidade
Ainda conforme o delegado, há indícios de que os três possam ter envolvimento em homicídios registrados em Assú desde o ano passado. Uma das armas apreendidas, inclusive, pode ter sido utilizada no assassinato de Rafael Rodrigues dos Santos, ocorrido no dia 06 de fevereiro de 2026.
Na ocasião, Rafael foi baleado em frente à casa do pai, na rua Monsenhor Júlio, e morreu na rua Professor Hélio, no bairro Vertentes, após tentar fugir dos autores.
De acordo com a autoridade policial, há forte suspeita de que uma das pistolas apreendidas com o trio tenha sido usada diretamente na execução.
As duas armas apreendidas serão encaminhadas ao setor da Polícia Científica, com apoio da unidade de Mossoró, e posteriormente passarão por exame de comparação balística em Natal. O objetivo é verificar se o armamento foi utilizado em outros crimes ocorridos no município.
O resultado da perícia poderá confirmar a ligação das armas, e possivelmente dos suspeitos, com homicídios registrados recentemente em Assú.
As investigações seguem em andamento e novos desdobramentos não estão descartados, segundo a Polícia Civil.
ENTREVISTA COM O DELEGADO DR VALÉRIO









