Uma formação do curso de Medicina realizada na madrugada deste sábado (11), em Mossoró, gerou repercussão nas redes sociais após a circulação de imagens que mostram um convidado do evento utilizando uma fantasia associada ao regime nazista e fazendo um gesto de apologia ao movimento.
As imagens passaram a circular rapidamente nas redes, provocando críticas e manifestações de indignação por parte dos internautas, que classificaram uma atitude como ofensiva e incompatível com os valores democráticos e os direitos humanos.
Diante da repercussão, a Turma 3 de Medicina da Facene, responsável pela formatura, publicou uma nota oficial em um perfil nas redes sociais. No comunicado, os formandos afirmam que tomaram conhecimento do ocorrido apenas após a divulgação das imagens e reforçam que não compactuam com qualquer tipo de apologia ao nazismo.
"Deixamos aqui registrado nossa tamanha indignação. Colocamos nosso repúdio a todo e qualquer ato que faça apologia a esta desumanidade", diz um trecho da nota.
Ainda segundo o posicionamento, durante o evento os formandos estiveram, em sua maioria, atentos aos próprios convidados e que o envolveram seria um convidado menor de idade, acompanhado de familiares. A turma pediu desculpas à sociedade pela situação e afirmou que medidas cabíveis estão sendo adotadas.
“A apologia ao nazismo não tem e jamais terá espaço em nosso meio, bem como quaisquer outros desrespeitos aos direitos humanos”, reforça a nota, que também destaca o compromisso ético dos novos médicos com a defesa da vida e a dignidade humana.
Até o momento, não há informações oficiais sobre eventuais medidas legais relacionadas ao caso. Portal Tropical







