BENZETACIL EM FALTA NA UPA: PACIENTES DEIXAM UNIDADE SEM TRATAMENTO ADEQUADO EM ASSÚ

Da redação - Assú Notícia:
Pacientes que buscaram atendimento na UPA Dr. Milton Marques de Medeiros, em Assú, desde a última segunda-feira, relatam um cenário preocupante: falta de medicamentos essenciais, exigindo que os doentes comprem remédios por conta própria logo após a consulta.

Segundo denúncias recebidas pela reportagem, a situação tem se repetido ao longo da semana. Após serem avaliados pela equipe médica, muitos pacientes são surpreendidos no setor de administração da UPA com a informação de que não há medicamentos disponíveis, incluindo itens básicos, como a benzetacil, amplamente usada em infecções bacterianas.

Uma das pacientes relatou que, ao ser atendida, a própria médica já teria informado que a unidade estava sem benzetacil há vários dias, e orientou que ela comprasse outra medicação por fora, para uso controlado em casa.

A falta de medicamentos, que deveria ser algo de uso contínuo e garantido ao paciente, tem causado indignação e deixou a população revoltada, especialmente quem não possui condições financeiras para arcar com o tratamento.

O problema é tão grave que o Ministério Público já emitiu uma recomendação ao município de Assú, cobrando a imediata reposição dos medicamentos em falta na farmácia do município, lembrando que o acesso a tratamento básico é um direito da população e uma obrigação do poder público.

Moradores cobram respostas e providências urgentes, enquanto pacientes seguem enfrentando dificuldades para conseguir atendimento completo.