Um homem de 33 anos, natural do Rio Grande do Norte, foi alvo da Operação Protetor Virtual, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). O suspeito, que mora em Ielmo Marinho, município a cerca de 50 km de Natal, é investigado por aliciar uma criança do Distrito Federal pela internet, induzindo-a a produzir material de pornografia infantil.
As investigações obtidas após uma denúncia e, a partir da análise de vestígios digitais, os policiais identificaram o autor do crime. Durante o cumprimento do mandato de busca e apreensão na casa do suspeito, foi confirmado que ele utilizou perfis falsos em redes sociais para abordar vítimas. De acordo com o delegado de polícia civil, João Guilherme Carvalho, o suspeito contou outros perfis para cometer o crime. "Esse mesmo homem, possivelmente, vem aliciando outras crianças e adolescentes no Brasil. Isso vai ser objeto de nova etapa da investigação", disse.
Na ação, foram percebidos celulares que passaram por perícia. Apesar das provas encontradas, não houve prisão em flagrante, já que a situação não se enquadrava nas situações legais. O homem, no entanto, será indiciado por aliciamento de criança, crime previsto no artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cuja pena pode chegar a três anos de reclusão.
De acordo com a Polícia Civil, à medida que as investigações continuam, e não está descartada a possibilidade de prisão do investigado ao longo do processo. Portal Tropical