“PICA-PAU”: AUTOR DAS MORTES DA MARIA BRUNA E DO VIGILANTE JANIELSON CARVALHO

Pica-Pau é morto após resistir à prisão durante a “Operação Cratos”, deflagrada pela Polícia Civil do RN no sábado (26), no bairro Porto do Sol, em Extremoz, na Grande Natal. O criminoso, identificado como Marcelo Johnny Viana Bastos, era um dos mais procurados do estado e chefiava uma facção interestadual envolvida em homicídios, roubos a bancos e uso de explosivos,  entre eles o assassinato da jovem Maria Bruna Pereira Assunção, de 27 anos, em Ceará-Mirim, e o latrocínio de um vigilante Janielson Carvalho Correia durante roubo a um supermercado em Natal.

A “Operação Cratos” teve início na manhã de sábado (26), quando as equipes da Polícia Civil tentaram cumprir mandados judiciais contra integrantes da facção comandada por Pica-Pau. Contudo, os agentes foram recebidos com tiros de fuzil e explosivos. Seis policiais ficaram feridos — quatro civis e dois militares — mas nenhum corre risco de morte.

Criminoso resistiu por mais de 20 horas
Durante a ação, dois suspeitos que estavam com ele também foram atingidos. Uma mulher, sua companheira, morreu após ser socorrida. Outro suspeito faleceu no local. Pica-Pau, por sua vez, se recusou a se entregar, mesmo após longas tentativas de negociação com apoio de familiares. Por fim, o BOPE neutralizou o criminoso na manhã de domingo.


Pica-Pau autor de latrocínios liderava uma organização criminosa interestadual com atuação no RN e em Pernambuco. Além dos crimes já citados, ele respondia por furtos, homicídios qualificados, uso de explosivos e associação criminosa. O grupo utilizava veículos roubados e mantinha estrutura operacional avançada.

Caso Maria bruna
O caso ocorreu na madrugadado dia 6 de julho, quando Maria Bruna voltava de uma comemoração junina com o esposo e os sogros. A família trafegava pela RN-064, rodovia estadual que liga Maxaranguape a Ceará-Mirim, a cerca de 34 km de Natal, quando foi surpreendida por criminosos em uma Hilux branca.

De maneira agressiva, os bandidos realizaram manobras arriscadas, como zigue-zague e “cavalo de pau”, tentando forçar a parada do veículo da família. Um dos criminosos desceu do carro e disparou contra o veículo, atingindo Bruna com um tiro na nuca. O motorista acelerou e conseguiu despistar os agressores, parando apenas ao encontrar uma viatura da Polícia Militar no Centro de Ceará-Mirim.

Caso Janielson Carvalho
Quatro homens armados assaltaram um carro-forte que estava em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, no final da tarde do dia 5 de agosto de 2024. O vigilante Janielson Carvalho Correia foi baleado durante uma troca de tiros com os assaltantes e ficou gravemente ferido.

Os assaltantes, armados com fuzil, chegaram em uma caminhonete. Após a troca de tiros, o quarteto conseguiu fugir do local levando dois malotes de dinheiro. A quantia que estava no malote não foi informada. Ponta Negra