OPERAÇÃO AMICIS: POLÍCIA CIVIL DO RN MIRA GRUPO SUSPEITO DE LAVAR MAIS DE R$ 150 MILHÕES

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), a Operação Amicis, que tem como objetivo desarticular uma associação criminosa suspeitas de envolvimento em fraudes e lavagem de dinheiro. A investigação resultou no bloqueio e sequestro de bens e valores que ultrapassaram a marca de R$ 150 milhões.

No total, 53 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos em diversos municípios da Grande Natal. A operação contornou o apoio de uma ampla força-tarefa formada por cerca de 200 agentes, envolvendo diferentes diretorias e departamentos da Polícia Civil, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do RN (GAECO/MPRN), Polícia Militar, ITEP, Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/RN) e o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS), o nome “Amicis” — do latim, “amigos” — foi escolhido para simbolizar o elo de confiança e proximidade entre os membros da organização criminosa, que se valia essas relações para ocultar e movimentar grandes somas de dinheiro de origem ilícita.

A operação representa mais uma etapa no combate a crimes financeiros no estado e busca interromper o fluxo de capitais ilegais, além de responsabilizar os envolvidos nas fraudes. Mais detalhes sobre o andamento da investigação e possíveis prisões deverão ser divulgados ao longo do dia pelas autoridades competentes. Portal Tropical