A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite desta terça-feira (6), um homem de 20 anos por transporte irregular de artefatos explosivos, em Caicó, no km 113 da BR-427, interior do Rio Grande do Norte.
Durante a fiscalização de rotina, a equipe PRF abordou um veículo GM/Montana Engesig Furg, de cor branca. Ao solicitar a abertura do compartimento de carga, os policiais visualizaram diversos materiais explosivos, entre eles 23 kg de nitrato, estopins, espoletas e cordel, todos em tamanhos e especificações variadas.
O condutor, que possuía apenas CNH categoria B (permissão), não apresentou o curso especializado para transporte de produtos perigosos, requisito obrigatório para esse tipo de operação. Além disso, o veículo não atende às exigências legais de sinalização e segurança para o transporte desse tipo de carga.
O homem afirmou que estava encarregado de realizar serviços de blaster, atividade para quem não possuía autorização legal. Diante dos fatos, ele foi preso por crime previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) — por deter artefatos explosivos sem autorização ou em desacordo com a legislação — e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Caicó/RN para os procedimentos cabíveis.
A PRF reforça seu compromisso com a segurança pública e a preservação da ordem, intensificando a fiscalização para coibir o transporte irregular de produtos perigosos nas rodovias federais. Portal Tropical