POLÍCIA CIVIL FAZ OPERAÇÃO CONTRA FACÇÃO CRIMINOSA SUSPEITA DE AMEAÇAR AGENTE DE SEGURANÇA NO RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a “Operação Escudo de Ferro”, no município de Barcelona, ​​região Agreste potiguar. A ação foi realizada pela 34ª Delegacia de Polícia de São Tomé, com o objetivo de reforçar a atuação de membros de uma facção criminosa na região. Durante a operação, foram cumpridos oito mandatos de busca e apreensão domiciliar, resultando em dois procedimentos flagranciais: um contra um homem e outro em desfavor de um adolescente.

As investigações foram realizadas no início após denúncias de ameaças realizadas contra um agente de segurança pública, realizadas articuladas por membros de uma organização criminosa local. A partir de diligências investigativas realizadas no início do mês, com o apoio do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), os suspeitos foram identificados e alvos das ordens judiciais.

Ambas as suspensões foram autuadas pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O maior de idade foi direcionado ao sistema prisional, e o adolescente, ao sistema socioeducativo, ficando ambos à disposição da Justiça.

A ação conta com o apoio da 1ª Delegacia Regional de Polícia (1ª DR) de São Paulo do Potengi, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal), do Departamento de Inteligência Policial (DIP), através do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), além da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (9ª CIPM), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Coordenadoria de Operações Aéreas (CIOPAER).

O nome “Escudo de Ferro” faz alusão à proteção institucional e à pronta resposta da Polícia Civil diante de ameaças direcionadas aos agentes de segurança, reafirmando o compromisso de preservar a integridade dos profissionais e combater organizações criminosas com firmeza.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça que a população pode contribuir com as investigações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.  Portal Tropical