A governadora Fátima Bezerra afirmou, nessa segunda-feira (29), que o desvio que está sendo construído na BR-304, em Lajes, será finalizado no próximo dia 10 de maio. O anúncio foi feito pelas redes sociais da chefe do Executivo.
"Nós trabalhamos, cobramos, dialogamos, eu pessoalmente estive duas vezes com Renan Filho, ministro dos Transportes, e o Dnit confirmou a data de entrega. Se Deus quiser, traremos de volta a normalidade para os que trafegam na região", afirmou.
Caso a data se confirme, o desvio será concluído quase um mês após a promessa feita pelo ministro Renan Filho. Ao anunciar a construção, no dia 03 de abril, ele garantiu que o trecho ficaria pronto em 15 dias. No entanto, o prazo não foi cumprido.
No último dia 25, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a obra estava apenas 50% executada, com a fase de instalação da tubulação do bueiro para garantir o fluxo do riacho Bom Fim, no trecho onde a ponte foi destruída. Segundo o órgão, quando concluído, o desvio terá 500 metros de extensão.
O departamento afirmou que a conclusão dos serviços "está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento".
O fluxo na BR-304, entre Caiçara do Rio do Vento e Lajes, está interditado desde 31 de março, quando as fortes chuvas e a correnteza do rio destruíram a ponte que ficava no trecho. No dia 03 de abril, o ministro Renan Filho havia anunciado a construção do desvio, com prazo de 15 dias para a conclusão.
Na semana passada, fazendeiros decidiram abrir um desvio por uma propriedade privada, com pedágio de R$ 20. O trecho tem cerca de 3 quilômetros e passa pelo mesmo rio que levou a ponte. Portal Tropical