TUBARÃO-TIGRE É CAPTURADO POR PESCADORES NA CIDADE DE MACAU

Um tubarão-tigre foi capturado nesta terça-feira (19) durante uma pescaria na praia de Barreiras, na cidade de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

De acordo com o o biólogo e presidente da Associação dos Tubarões da Costa, Lucas Werver, o animal foi capturado em alto-mar e levado para a areia, onde foi repartido e distribuído para a comunidade.

As informações foram repassadas à associação pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, responsável pelo monitoramento da região.

Lucas Wever explica que, pelas características, o tubarão é uma fêmea, da espécie tigre e possivelmente de idade avançada.

"É uma espécie comum e possivelmente era uma fêmea, que geralmente são bem maiores, e era um animal já com uma idade avançada, porque as manchas bem características de tubarão-tigre estão praticamente invisíveis e isso mostra que o animal já tem uma idade avançada", explicou.

Wever disse ainda que esse tipo de animal é comum na região e que a pesca é autorizada, já que o tubarão não consta na lista das espécies ameaçadas em extinção na lista do Ministério do Meio Ambiente. Assim, não se configura crime ambiental.

Apesar disso, o biólogo recomendou a não captura do tubarão por conta da importância ecológica dele.
"É uma espécie que é comum em nosso litoral, ocorre durante todo o ano. E a gente sempre alerta também sobre a importância dos tubarões para o ecossistema marinho. São espécies do topo da cadeia alimentar, regulam populações de peixes, moluscos, crustáceos, e também se alimentam de animais mortos, com idade mais avançada, de carcaças, então impedem que doenças se propagem no meio", explicou.
"Então, a gente sempre exalta essa importância ecológica dos tubarões. E por mais que a espécie seja permitida, a gente sempre fala da importância de não se capturar esse animal". G1RN