DR. ALVARO LOPES NETO; VOCÊ SABIA QUE A DIABETES É A PRINCIPAL CAUSA DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA NO MUNDO ?

O Diabetes pode afetar os rins. É isso mesmo que você entendeu. Somente no Brasil, conforme o último censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença é a segunda maior causa da insuficiência renal em adultos.

O açúcar elevado obriga os rins a filtrarem muito sangue, assim trabalhando sobrecarregados, levando a uma perda de proteínas na urina. Não havendo controle, e tratamento adequado, com o passar do tempo, os rins perdem a capacidade de filtragem e começam a falhar. Essa lesão renal provocada pela Diabetes, chamamos de nefropatia diabética.

Como já falamos em outras oportunidades, a doença renal é silenciosa, pois não revela sintomas nos estágios iniciais. Um dos sinais apresentados nessa situação, de pacientes diabéticos evoluindo com problemas renais, é a presença de espuma na urina.

A principal forma de prevenir, é controlando o diabetes, buscando hábitos de vida saudáveis, assim como acompanhamento médico e tratamento adequado.  

Se você é diabético, é importante procurar um nefrologista para uma avaliação e acompanhamento da saúde dos seus rins. Pois com um diagnóstico precoce associado a um tratamento adequado mantemos a saúde dos seus rins em dia.

CLIQUE AQUI E MARQUE SUA CONSULTA