DR. ALVARO LOPES NETO; COMO A COVID-19 AFETA A SAÚDE RENAL ?

Além dos pulmões, os rins estão entre os órgãos mais afetados pela Covid-19. Uma parcela significativa dos pacientes internados apresentava algum tipo de lesão renal. Nos quadros mais graves, um em cada cinco necessita de hemodiálise.

Alguns fatores aumentam o risco para desenvolvimento de lesão renal durante a infecção pela covid-19, tais como, idade avançada, e comorbidades como obesidade, diabetes e hipertensão.

Na maioria desses casos de covid, o paciente apresenta desidratação como fator precipitante, causada pela febre, falta de apetite, vômitos e diarreia. Isto contribuía para a perda de líquidos, e prejudica o funcionamento dos rins. Por outro lado, ocorre também, uma resposta inflamatória exacerbada no organismo, causa pela infecção viral, denominada sepse viral, ocasionando danos renais.

Vale salientar que pacientes diagnosticados com doença renal crônica tem maior probabilidade de desenvolvimento de quadros graves da Covid-19 do que indivíduos considerados saudáveis.

Por isso, é importante um diagnóstico e identificação com brevidade devido aos riscos de agravamento da doença. O alerta também vale para quem superou os sintomas da Covid, e não sentiu nenhuma anormalidade. Procure um nefrologista para acompanhamento e avaliação da saúde dos seus rins. CLIQUE AQUI E MARQUE SUA CONSULTA


whatsapp