QUASE CINCO MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 ESTÃO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO EM MOSSORÓ

Em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 estão estragadas, devido não terem sido aplicadas na população em tempo hábil por falta de publico.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, os imunizantes passaram do prazo de validade após o descongelamento e não podem mais ser utilizados. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró apontam que cerca de 8.127 ainda não tomaram a dose de reforço (D3).
Já em relação a segunda dose (D2) o número ainda é bem maior. São 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema vacinal. As informações são preocupantes a medida que outros imunizantes também correm o risco o ficarem vencidos.
No caso da vacina Coronavac, segundo a coordenação da vacinação, após aberto o frasco, as doses devem ser aplicadas em até 8 horas e para a Astrzeneca, o prazo de aplicação após aberto o frasco é de 48 horas. Ainda de acordo com a secretaria, outras 7 mil doses da Pfizer estão com prazo de validade para 15 de janeiro vindouro. O público precisa comparecer aos postos de vacinação, para tomar o imunizante. Fim da Linha