FAMILIARES DE PACIENTES DE ASSÚ E ALTO DO RODRIGUES AUTORIZAM CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS POR EQUIPE MÉDICA PARA TRANSPLANTES

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou mais uma captação de órgãos para transplantes nesta última terça-feira, 20. Essa é a primeira vez que o hospital faz a captação de órgãos em dois pacientes no mesmo dia, fato inédito na cidade de Mossoró.

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar para Captação de Órgãos e de Tecidos para Transplantes do Tarcísio Maia (CIHDOTT/HRTM) deu início a abertura do protocolo após a confirmação da morte cerebral dos pacientes, provenientes das cidades de Assú e Alto do Rodrigues.
Foi feito um processo de sensibilização junto às famílias, para que a autorização familiar fosse emitida, e, assim, o processo para a captação dos órgãos tivesse prosseguimento. Após a autorização, uma equipe de Natal foi à Mossoró para auxiliar na captação dos órgãos.
Foram captados fígados, rins e córneas, enviados para Fortaleza, Recife e Natal, informou Telma Belém, assistente social da CIHDOTT, e uma das responsáveis pelo sucesso do trabalho.
A equipe médica que esteve em Mossoró era composta por Luiz Felipe, cirurgião geral, Hipólito Dantas, urologista, Alan, anestesiologista, e Mariana, enfermeira, com apoio de Maria Susete, técnica de enfermagem, e Susana Cantídio, enfermeira, ambas do HRTM.
A notícia é da Sesap/RN que não divulgou os nomes dos pacientes e familiares contidos nesta publicação.

whatsapp