GOVERNO DO RN CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE MUCORMICOSE EM PACIENTE DO ESTADO QUE TEVE COVID

O primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 foi registrado no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada, nesta segunda (7), pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
De acordo com a Sesap, a paciente é uma mulher, de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento , internada em um hospital da capital.
A equipe de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e da Sesap estão acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual.
Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.

Paciente se recupera bem
De acordo com Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Natal, a paciente teve Covid da forma leve. "Nesse período ela notou uma afta na região do palato que não teve melhora. Ela foi encaminhada para o serviço de saúde para possível tratamento e, de lá, foi encaminhada para os hospitais de referência", explicou.
Segundo ela, a paciente reage bem ao tratamento e há previsão de alta nos próximos dias. g1rn

whatsapp