BEBÊ DE 7 MESES COM SUSPEITA DE COVID-19 É TRANSFERIDO PARA UTI EM NATAL


O bebê Arthur Felipe Alves de Oliveira, de 7 meses de idade, conseguiu transferência para um leito de UTI na tarde desta quinta-feira (27). Arthurzinho, com é chamado, é caso suspeito de Covid-19 e estava internado na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, com dificuldade de respirar, aguardando com urgência uma vaga de UTI.
Por volta das 15h desta quinta, o bebê conseguiu ser transferido para um leito de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Mas a família também sofreu com a falta de ambulância para fazer o transporte.
Com quadro de pneumonia, Arthurzinho já realizou dois exames pra a Covid-19. O primeiro deu negativo e ele aguarda o resultado do segundo. Segundo a família, o bebê não apresentou febre.
O Hospital Maria Alice Fernandes conta com leitos específicos para o tratamento de doenças em bebês e crianças. Logo após dar entrada, Arthur fez um raio-x que constatou um derrame no pulmão.
Arthur teve os primeiros sintomas gripais no fim de semana. A família procurou um hospital privado inicialmente e retornou para casa. Após uma piora, eles foram até a UPA Potengi.
Arthurzinho também sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética rara e progressiva, que afeta a capacidade motora. Por esse motivo, ele tem dificuldades inclusive para tossir, o que pode agravar a pneumonia, já que ele não consegue expelir as secreções.
"A gente deu entrada ontem (terça) pela manhã, ele sem poder respirar. De imediato colocaram ele no oxigênio e fizeram um exame, constatando que ele está com pneumonia. Disseram que iam encaminhar para outro hospital e ficamos aguardando. Mas não aconteceu. A criança fica gemendo o tempo todo. Quando não está dormindo, está gemendo nos braços da mãe", disse, emocionado, o avô da criança, Everaldo Oliveira. G1RN