SAIBA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM ASSÚ

A Prefeitura do Assú iniciou nesta segunda-feira (12) a aplicação da vacina contra Influenza, também conhecida como vacina contra gripe. A vacina contra a gripe estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde da área urbana de segunda a sexta das 13h às 16h. Na zona rural, não há necessidade de se deslocarem para a zona urbana, as equipes irão levar a vacina para as comunidades. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) os manterão informados. 

Durante o período da manhã estará funcionando vacina de rotina e contra COVID-19 para os grupos prioritários. O público-alvo da vacina da gripe são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores. Os profissionais e trabalhadores de saúde devem apresentar a seguinte documentação: escala de trabalho, contra cheque ou carteira de trabalho, comprovante de residência e documento com foto.
A informação foi dada por Kadidja Paiva que coordena o setor de vacinação no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde em Assú.
As unidades básicas de saúde (UBS) localizadas no Conjunto Janduis; Bairro Dom Elizeu UBS do Posto Central no Centro Clínico; UBS Vertentes; UBS Frutilandia; UBS São João; UBS Parati; UBS Feliz Assú; UBS Bela Vista; e UBS Lagoa do Ferreiro estão em funcionamento para atender a população.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização contra a gripe será feita em três etapas – os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região. Os grupos prioritários são:
crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade (05 anos, 11 meses e 29 dias);
gestantes e puérperas;
povos indígenas;
trabalhadores da saúde;
idosos com 60 anos ou mais;
professores do ensino básico e superior;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
pessoas com deficiência permanente;
forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
trabalhadores portuários;
funcionários do sistema prisional
adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
população privada de liberdade. - Prefeitura do Assú