LOTE COM CERCA DE 150 MIL VACINAS CONTRA COVID-19 E CARGA DE ANESTÉSICO CHEGAM AO RN

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (1) um novo lote com mais 149.050 doses de vacinas contra Covid-19. Essa é a maior carga já recebida pelo estado desde o início da campanha de imunização em janeiro.

As doses são divididas em 136.800 da CoronaVac e 12.250 da vacina de Oxford/AstraZeneca.
O carregamento trouxe também 13 mil unidades de anestésicos enviados pelo Ministério da Saúde, que servem para intubação de pacientes com Covid-19. Na quarta (31), a direção da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) informou que só tinha anestésicos para mais 15 dias no estado.
A carga foi levada para a Unicat e as vacinas serão distribuídas na manhã desta sexta-feira (2) para os municípios potiguares através da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Essas doses são para atender idosos, profissionais da saúde e membros das forças de segurança.
A inclusão das forças de segurança como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) foi atendida pelo Ministério da Saúde nesta semana após pedido de gestores, entre eles a governadora Fátima Bezerra.
Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, esse lote é destinado à vacinação dos idosos, ampliando a cobertura para os potiguares entre 65 e 69 anos, e para iniciar a imunização dos membros das forças de segurança, além de garantir a segunda dose para trabalhadores da saúde e idosos acima dos 70 anos.

A orientação ministerial é de que sejam priorizados, entre as forças de segurança, os trabalhadores que estejam envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, nas ações de vacinação contra a Covid-19 e no monitoramento das medidas de distanciamento social.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o RN recebeu até o momento 685.690 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 572.040 de CoronaVac e 113.650 de Oxford/AstraZeneca.
Segundo a plataforma RN+ Vacina, mais de 308 mil potiguares receberam pelo menos a primeira dose das vacinas até esta quinta-feira (1). G1RN

whatsapp