GUARDA MUNICIPAL PRENDE HOMEM QUE EXTRAIU ORQUÍDEAS DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO NO RN

Um homem foi detido por agentes da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) ao tentar roubar espécies de orquídeas da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A prisão foi feita neste fim de semana, durante um patrulhamento de rotina na região de mata onde estão situadas as trilhas naturais.

"Geralmente, nesses locais isolados é possível flagrar pessoas invadindo a área que tem proibição de acesso a qualquer pessoa sem a devida autorização do órgão ambiental competente", falou o coordenador do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Isaac Cruz.
As plantas recuperadas pelos guardas municipais foram levadas para o Parque da Cidade e entregues ao setor de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das orquídeas no habitat.
O homem foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi registrada a prisão, ficando o preso à disposição da justiça.
De acordo com os guardas municipais, esse tipo de crime ambiental é cometido com intuito de colocar os exemplares de orquídeas à venda, considerando que parte do público consumidor destas espécies adquire sem se preocupar com a origem das mesmas.
A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental. G1RN