TRE PEDE ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA MAIS 7 CIDADES DO RN NO REFORÇO À SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou, nesta terça-feira (10), o envio de solicitação para reforço de tropas federais na segurança das eleições 2020 em mais sete municípios potiguares, no próximo domingo (15). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia aprovado apoio das forças armadas em 113 localidades do estado no final de outubro.

Se os novos pedidos enviados menos de uma semana antes do pleito forem aprovados pelo TSE, o RN chegará a 120 localidades com reforço de tropas federais nas eleições municipais de 2020. O estado já tinha maior número de localidades com reforço aprovado no país.
Os novos pedidos são para atender aos municípios de Macaíba, São José de Mipibu, Vera Cruz, Baía Formosa, Canguaretama, Pedro Velho e São Pedro. O voto do relator e presidente do TRE, desembargador Gilson Barbosa, aprovado pela corte, determinou que o caso seja remetido ao TSE com urgência.
Pedidos
Os pedidos foram feitos pelos juízes eleitorais que atuam em cada um dos municípios. Em cinco cidades - Macaíba, São José de Mipibu, Vera Cruz, Baía Formosa e Canguaretama - os pedidos tinham sido indeferidos inicialmente pela Justiça Eleitoral. Segundo o presidente da Corte, à época, a Secretaria de Segurança Pública não apontou necessidade de reforço das Forças Armadas nesses locais. Porém, os magistrados reforçaram a necessidade, apontando situações críticas em cada cidade.

Já a juíza da 11.ª Zona Eleitoral acrescentou o pedido para Pedro Velho, após a ocorrência de dois homicídios durante uma movimentação política na cidade, o que levou inclusive a suspensão dos atos políticos no município.
Em São Pedro (8ª Zona Eleitoral), não houve pedido inicial, porém, após receber informações de que há crise de insegurança naquela cidade, a Juíza preferiu fazer o pedido ao Tribunal.
Ainda de acordo com o TRE, o comandante geral da Polícia Militar manifestou opinião favorável ao encaminhamento do pedido de Tropas Federais para os referidos municípios “considerando que o reforço de efetivo solicitado pelas magistradas extrapola a capacidade da operacional que a Polícia Militar tem em ofertar”. G1RN