POR FALTA DE COVEIRO, FAMÍLIA ESPERA MAIS DE 6h PARA SEPULTAR PARENTE VÍTIMA DE COVID-19 EM MACAU

Da redação - Assú Notícia: A administração atual da cidade de Macau, na região Oeste do Rio Grande do Norte, não está preparada para casos de mortes decorrente do covid-19. Uma família sentiu na pele recentemente na cidade, após perder um idoso vítima da doença. A morte do idoso aconteceu por volta das 05h da madrugada de quinta-feira, 18 de Junho, em um dos leitos do hospital Antonio Ferraz, em Macau.
Segundo informações de uma fonte, a família precisou contratar um coveiro particular, para abrir a cova no distrito de Barreiras, que pertence ao município. Depois de 6h, a família pode sepultar o idoso.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que o corpo deve ser colocado em saco impermeável à prova de vazamento e selado. O saco deve ser identificado e conter a informação de risco biológico em razão do novo coronavírus. A maca de transporte de cadáveres deve ser usada apenas para esse objetivo. Mas, em Macau, se faz ao contrário. As vítimas fatais do novo coronavírus, são "enroladas' com a coberta dos leitos e os procedimentos são feitos por uma funerária contratada pela família. 
No hospital Antonio Ferraz, o maqueiro não auxilia, nem indica onde é o necrotério, assim como aconteceu com o idoso que morreu de covid-19. 
Uma outra fonte informou que na comunidade de Barreiras, não tinha coveiro por parte do município. Apenas familiares e um homem contratado para abrir a cova. Os homens que cavaram a cova, não usavam equipamentos de EPIs, uso obrigatório para se prevenir da covid-19. 
Enquanto isso vem acontecendo na realidade em Macau, na internet, é divulgado que na cidade tem tomado os devidos cuidados na prevenção ao vírus, sendo que na realidade é literalmente diferente.