MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE SUSPENSÃO RÁPIDA DE TESTES DO COVID-19 EM NATAL

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP / RN) recomendaram à Prefeitura de Natal a suspensão de testes rápidos para Covid-19 no sistema de drive-thru.
De acordo com os órgãos, um teste sem registro prévio não garante prioridade para profissionais de saúde e segurança pública e pacientes do grupo de risco. Com o número elevado de testes realizados, é provável ou o esgotamento rápido do material adquirido, sem atendimento aos casos prioritários.
Desde a última terça-feira (16), os testes rápidos são oferecidos em drive-thru na Arena das Dunas e há previsão para testes também no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte da cidade, a partir do dia 23. Segundo ou MPF, ao todo, um campus adquirido 20 milhões de testes com custo superior a R $ 3,7 milhões. Em apenas três dias, já foram realizados quase 4 mil empreendimentos, 20% da quantidade adquirida. Somado ao balanço da sexta-feira (19), conforme divulgado, neste sábado (20), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um total de 5.425 foram iniciados somente na primeira semana.
O Ministério Público seleciona a inexistência de registro ou agendamento prévio para o drive-thru, dificultando a triagem de casos prioritários, em caso de descumprimento da nota técnica do próprio SMS de Natal. A Promotoria de Saúde recebeu relatos de pessoas que estão sendo testadas, mesmo sem adequação às solicitações, sob justificativa de que já aguardam há várias horas na fila e não é aceitável deixar o local. Alex Regis