MÉDICOS DO SÃO LUIZ PASSAM A USAR DEXAMETASONA CONTRA A COVID-19 EM MOSSORÓ

O Hospital de Campanha São Luiz, administrado pela APAMIM, em Mossoró-RN, começa a utilizar nesta terça-feira (16) uma nova medicação no tratamento da covid-19: A Dexametasona, que é de baixo custo, de fácil acesso e dosagem baixa.
A medicação, na verdade, não é nova. É de 1957.É usado contra fortes reações alérgicas e doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. Porém, apesar de ter mais de 50 anos, só agora, 6 meses depois do inicio da pandemia, é que os estudos chegaram à conclusão de que ela consegue salvar pacientes em estado grave. Já era usada na Espanha, com bons resultados.
A informação circulou inicialmente entre os profissionais de saúde e nesta terça-feira, 16, foi destaque nos principais jornais do mundo, como a BBC, El País, The Guardian e Uol.
“O medicamento faz parte do maior teste do mundo com tratamentos existentes para verificar quais funcionam contra o coronavírus”, informa a BBC.
E acrescenta: “E o tratamento com esteróides em baixa dose de dexametasona é um grande avanço na luta contra o vírus mortal, segundo especialistas do Reino Unido”.
“Seu uso levou a uma redução em um terço no risco de morte para pacientes respirando com a ajuda de respiradores. Para quem demanda oxigenação, reduziu as mortes em um quinto. Se o medicamento tivesse sido usado para tratar pacientes no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5 mil vidas poderiam ter sido salvas, dizem os pesquisadores”, diz a reportagem da BBC Brasil. Mossoró Hoje