GOVERNO E PREFEITURAS DO RN COMEÇAM FISCALIZAÇÕES SOBRE DECRETOS DE ISOLAMENTO SOCIAL HOJE

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou que vai começar nesta quinta-feira (4), em conjunto com prefeituras da região metropolitana de Natal, as fiscalizações contra desrespeitos aos decretos de isolamento social, para evitar contaminação pelo novo coronavírus. A campanha foi denominada Pacto pela vida. Um novo decreto é construído e deve ser publicado na sexta-feira (5), quando o texto que está em vigor deve perder a validade.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde do estado, Petrônio Spinelli, as medidas são importantes especialmente do ponto de vista simbólico. "O isolamento previsto nos decretos não conseguiu ser efetivado e não dá pra esperar mais, precisou ser repactuado", afirmou ele, considerando que a falta de ações coordenadas entre os poderes pode gerar "confusão na cabeça da população, que leva a um relaxamento".
"Estamos prestes a ter renovação dos decretos e é um momento de união, pelo quadro que todo mundo está acompanhando de agravamento, de pessoas graves, de pessoas precisando de respiradores e pelo número de óbitos que está acontecendo no Rio Grande do Norte", disse.
"Nas próximas horas será concluída qual é a lógica do novo decreto. Vai ser fruto dessas conversas que estão sendo feitas com as prefeituras, com os empresários, com toda a sociedade", ponderou.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais do RN, Fernando Mineiro, as fiscalizações, abordando inicialmente as regras do decreto em vigor começam nesta quinta-feira (4) em Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante - que formam o que ele chamou de "anel metropolitano" ao redor de Natal. Na sexta (5), também haverá ações em Extremoz.
Um dos bairros que terá o comércio fiscalizado nesta quinta-feira (4) será Nova Parnamirim, conforme adiantou. "Vamos atuar nas áreas definidas pelos municípios. Nossas forças de segurança estadual e da Secretaria Estadual de Saúde, junto com os órgãos municipais vão orientar e fazer cumprir o que está nos decretos. Sábado e domingo, haverá operação articulada nas praias", afirmou.
Segundo o secretário estadual de Segurança, coronel Francisco Araújo, essa é uma operação diferenciada para o sistema, mais acostumado ao "enfrentamento à criminalidade".
"Iremos atuar de maneira integrada com os órgãos municipais, como vigilância sanitária, guarda municipal, defesa civil, escoteiro, associações, todos os organismos que o município tiver. A missão é atuar em locais onde os municípios tem a mancha de maior incidência da contaminação e locais que têm concentração de pessoas, aglomeração e fluxo de pessoas. Não é permitido funcionar bares e restaurantes. Se a fiscalização encontrar bares e restaurantes, vão ser orientados a fechar e ir para suas casas. Se alguém desobedecer, será feito procedimento policial. Vai deter, conduzir à delegacia e essas pessoas irão responder criminalmente", afirmou.
No caso das orlas marítimas de Natal e região metropolitana, ele afirmou que as pessoas serão orientadas a não fazer prática de esportes coletivos, aglomeração e não estar em barracas de praias consumindo bebida ou se alimentando, o que é proibido pelo decreto em vigor. G1RN