SETOR DE ENDEMIAS REALIZA LIMPEZA EM CASA ABANDONADA NA 24 DE JUNHO APÓS DENÚNCIA

Em resposta à denúncia popular veiculada no dia 06 de maio deste ano no blog Assú Notícia, onde a população pede uma ação por parte do Setor de Endemias a respeito de uma casa abandonada situada na Rua 24 de Junho, nº 1370, o Setor de Endemias informa:
Ao tomar conhecimento desta denúncia, o Setor de Endemias ao longo destes 20 dias, buscou verificar a demanda e tomar as ações cabíveis à situação. Realizamos inicialmente uma visita ao local e constatamos as informações fornecidas pela população na denúncia, de que havia a presença de muita vegetação daninha e lixo no imóvel.
 Procuramos informações também com a vizinhança sobre a origem do lixo, já que esta se trata de uma casa sem moradores, e pelas informações fornecidas, tais resíduos se acumulam devido ao costume de alguns indivíduos, que fazem parte da própria vizinhança, de jogar esse material dentro dos limites do imóvel, já que o mesmo encontra-se abandonado. Após esta primeira inspeção, buscamos mais informações com os vizinhos sobre quem seria o proprietário do imóvel, e com as informações colhidas, conseguimos entrar em contato com as pessoas responsáveis por este. O proprietário autorizou o Setor de Endemias a entrar no imóvel e realizar o trabalho que nos cabe, abaixo citados e registrado por imagens fotográficas:
Eliminação de reservatórios que possam vir a ser possíveis criadouros do Aedes aegypti;
Retirada da vegetação daninha em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos;
Dedetização do imóvel (área externa e interna) para eliminação de possíveis vetores (arboviroses, doença de Chagas, leishmaniose) que pudessem vir a estar presentes no local.
Todos os materiais recolhidos e retirados da área externa do imóvel foram dispostos na frente do mesmo e logo após retirados pela empresa de recolhimento (limpeza urbana).
A vizinhança da Rua 24 de Junho, relatou ainda ao Setor que as casas abandonadas não são o único problema percebido por eles. Confirmaram que a empresa de limpeza urbana passa 3 vezes por semana, realizando o recolhimento do lixo doméstico, porém há um mal hábito por parte de alguns, que insistem em acumular esse material em um canteiro da própria rua, não dispondo assim seu lixo em frente sa sua residência, o que acarreta na ação de animais que transitam pelo local, e acabam espalhando esses resíduos, atraindo outros animais que possam vir a ser vetores de outras doenças e impossibilitando o recolhimento do lixo acumulado de forma correta.
Dessa forma, o Setor de Endemias vem por meio dessa resposta à população, reforçar que precisamos ser mais conscientes sobre o efeito que nossas atitudes individuais possam causar ao coletivo.
Sempre disponível ao diálogo.
Att.,

Luiz Antônio Mendes de Lima
Coordenador do Setor de Endemias.