SEAP CONFIRMA OCORRÊNCIA DE 1 CASO DE COVID-19 ENTRE DETENTOS DO RN

O sistema prisional no RN tem um caso de interno confirmado com Covid-19. O preso está isolado, recebendo atendimento médico diário e passa bem, apresentando apenas sinais de tosse seca.
Os outros apenados com os quais ele dividia cela foram testados e os resultados deram negativos. Por medida de segurança, todos estão em isolamento.
A informação foi confirmada a imprensa pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), Pedro Florêncio, durante coletiva realizada nesta terça-feira (19).
O titular da Seap informou também que 74 policiais penais estão afastados. Catorze foram diagnosticados com Covid e os demais são suspeitos ou estão em teletrabalho por pertencerem aos grupos de risco.
As escalas de trabalho estão sendo cumpridas regularmente com o pagamento de diárias operacionais.
Florêncio explicou que os presos que chegam todos os dias são encaminhados para Ceará Mirim onde foi reservada uma ala exclusiva.
"Ao chegar eles tomam banho, têm o cabelo cortado, recebem uniforme e fazem exame de saúde. Ficam em quarentena sem contato com os presos antigos para reduzir a possibilidade de contágio", explica.
A SEAP consultou o Comitê de Especialistas para verificar a possibilidade de os presos receberem visitas de advogados e familiares em parlatórios fechados com comunicação via aparelho telefônico. A Secretaria também está implantando teleatendimento e televisita por videoconferência.
"A lei prevê o contato com advogados e familiares e há tensão no sistema porque os presos e familiares estão sem contato há quase 70 dias ", disse Pedro Florêncio.
As medidas protetivas também são cumpridas. Policiais e detentos usam máscaras nos deslocamentos, os corredores e celas são constantemente desinfectadas, o banho de sol tem maior duração e os colchões também são expostos ao sol. Mossoró Hoje