MÉDICO ASSUENSE TEM PESQUISA SOBRE COVID-19 PUBLICADA EM REVISTA CIENTÍFICA INTERNACIONAL

O médico assuense Pedro Fonseca e o pesquisador Douglas Vieira publicaram uma pesquisa sobre novos agentes antivirais na revista científica internacional https://pathofscience.org/.
Em contato com o blog, o médico Pedro disse: "O trabalho desenvolvido por nós foi motivado pela necessidade de elencar alternativas para a terapêutica medicamentosa ante a Covid-19. Vivemos em tempos difíceis, e presenciamos diariamente que a urgência na tomada de ações é salutar para o combate da disseminação da doença e tratamento dos infectados. Apesar de a literatura cientifica ter apresentado um salto no número de publicações relacionadas ao Sars-Cov-2, muitas se baseiam na pesquisa ab initio de novos agentes antivirais por prospecção químico-medicinal- computacional, sintética, semi-sintetica e farmacognostica. Embora extremamente valioso e relevante no cenário atual, o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos (englobando síntese, purificação, caracterização, testes de eficácia e segurança in vitro, in vivo e etc.) a partir dessas estratégias demanda longo tempo. Nesse ponto, alguns grupos passaram a ressaltar a agilidade de alternativas como o redirecionamento de fármacos para a intervenção farmacológica de maior rapidez e menor risco, uma vez que essa abordagem permite o emprego de fármacos cujos perfis de segurança e eficácia já estão devidamente caracterizados, como também seus registros já estão expedidos por órgãos reguladores como a ANVISA no Brasil. Assim, nossa contribuição se baseou em condensar em um documento sucinto, as principais alternativas relatadas na literatura medica para o tratamento da Covid-19, primando por uma linguagem simples e acessível para tanto os profissionais da saúde como também o cidadão interessado em se informar sobre o arsenal terapêutico atualmente em uso contra essa moléstia"
Parabéns Dr. Pedro e o pesquisador Douglas, vocês são orgulho para o Brasil. A ciência sempre em primeiro lugar. Fonte> Thalita Moema