COMITÊ CIENTÍFICO DO NORDESTE SUGERE LOCKDOWN EM NATAL E MOSSORÓ

O comitê de cientistas do Consórcio Nordeste, que envolve os nove estados da região, sugeriu a implantação do lockdown - que engloba medidas mais restritivas à circulação de pessoas - em Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, por causa do avanço do novo coronavírus. O parecer está em um boletim publicado nesta quinta-feira (21) e também abrange outras capitais e cidades nordestinas.
"O Comitê Científico se sente na obrigação profissional de alertar que em vários estados, capitais e municípios específicos da região Nordeste, todos oscritérios (curva ascendente de casos e óbitos e ocupação de leitos de UTIs e/ou enfermarias superior a 80%) para adoção do isolamento mais restritivo (conhecido pelo termo em inglês lockdown), aprovados e publicados por este Comitê, já foram preenchidos. Portanto, a partir de hoje estas localidades podem ter que utilizar esta medida para diminuir as curvas de expansão da pandemia e evitar uma velocidade ainda maior no número de óbitos", afirma o relatório.
Além das cidades potiguares, os cientistas listaram João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, além de Arapiraca e São Miguel dos Campos, em Alagoas; e Salvador. Foi levada em conta principalmente a ocupação dos leitos para atendimento a pacientes de coronavírus. "Esta é uma recomendação científica para os governadores e prefeitos dos estados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não", aponta o parecer. G1RN