NOVOS EXAMES EM MÃE DE BEBÊ RECÉM-NASCIDO QUE MORREU COM CORONAVÍRUS NO RN DÃO NEGATIVO PARA DOENÇA

Os exames de sorologia para detectar anticorpos para Covid-19 na mãe do bebê prematuro que faleceu com coronavírus em Natal deram negativo, segundo informou a Secretaria Municipal de Natal nesta terça-feira (21). Esta era a segunda etapa da investigação para identificar como se deu a contaminação do recém-nascido, já que o primeiro teste na mãe também teve resultado negativo.
"Agora, a Vigilância Epidemiológica de Natal seguirá junto com o hospital onde a paciente foi atendida com novos procedimentos de investigação", afirmou a Secretaria de Saúde, em nota.
O primeiro teste realizado na paciente foi o Swab - baseado na presença do vírus nas mucosas (como nariz e boca), porém não foi encontrado vírus - o que é comum quando são passados sete dias desde o início dos sintomas, segundo os investigadores.
Com o resultado negativo, os pesquisadores passaram para outro teste, chamado sorologia, feito a partir da coleta do sangue e que detecta anticorpos para Covid-19 - esse exame detecta se o paciente teve a doença mesmo após o fim dos sintomas. Porém, ele também deu negativo.
A investigação visa definir se o bebê teve uma contaminação vertical (da mãe para o filho ainda dentro da barriga) ou externa - o que seria algo difícil, já que o exame foi feito na criança cerca de seis horas após o nascimento - o tempo não seria suficiente para o vírus já estar na mucosa da criança no momento da coleta.
"Sentaremos com o núcleo de vigilância epidemiológica do hospital para discutirmos todos os processos, passo a passo. Vamos investigar juntos e tentar chegar à resposta mais transparente possível", afirmou a chefe do setor de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, ao G1. Ela não detalhou os próximos passos de investigação.
O bebê recém-nascido tinha quatro dias de vida quando faleceu. Ele foi diagnosticado com coronavírus morreu no dia 7 de abril. Ele nasceu prematuro no dia 3 de abril, com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal. Quando deu entrada na maternidade, no dia 2 de abril, a mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer, segundo a SMS. G1RN