METADE DA POPULAÇÃO POTIGUAR NÃO CUMPRE ISOLAMENTO SOCIAL; FLUXO DE CARROS AUMENTA AOS DOMINGOS

Pelo menos metade da população do Rio Grande do Norte não respeita as medidas de distanciamento social para evitar contaminação por coronavírus, de acordo com levantamento da In Loco - uma empresa de tecnologia que usa dados de 60 milhões de usuários de aplicativos de smartphones para fazer mapeamento sobre a situação no Brasil.
O índice mais atualizado é da última quarta-feira (22). Com 49,9% da população em isolamento, o estado ainda ficou quase dois pontos acima da média nacional que foi de 48% e figurou na 10ª posição entres as unidades federativas com maiores índices de isolamento.
No Nordeste, o estado tem um isolamento menor que o de Pernambuco (54,28%), Ceará (53,43%), Maranhão (51,82%), Piauí (50,46%) e Paraíba (50,06%).
De acordo com outro estudo, feito pelo pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN com base em dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o aplicativo Waze, no mesmo dia 22 o fluxo de veículos em Natal estava 64,2% menor que a média. Por outro lado, no gráfico é possível perceber picos aos finais de semana, principalmente aos domingos. No dia 19, a redução era de apenas 20,54% em relação ao período anterior aos decretos de isolamento no estado.
O mesmo padrão se repete todos os domingos. Enquanto nos demais dias da semana, o fluxo chega a cair mais 60% aos domingos a redução fica em cerca de 20% e ficou em 16% no domingo 12 de abril, quando foi comemorada a Páscoa.
"Uma coisa que observamos é que, sempre aos domingos há um pico e às quartas-feiras, a maior redução. Acreditamos que isso esteja relacionado aos hábitos dominicais da população, de ir à missa ou almoçar na cada dos familiares. Até mesmo saírem para dar uma volta de carro, por estarem angustiadas em ficar em casa o dia todo. Mas isso tudo são inferências. Não podemos confirmar apenas com base nos dados", comenta o pesquisador Rodrigo Silva, que desenvolveu o gráfico.
Segundo Rodrigo, havia expectativa que o aumento do fluxo aos domingos caísse, após a Arquidiocese de Natal determinar que as missas fossem celebradas pelas redes sociais. Porém, isso não se confirmou. G1RN