PREFEITA DE PARAÚ, MARIA OLÍMPIA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

É com imensa perplexidade que a Prefeitura Municipal de Paraú vem a público esclarecer as informações e acusações relatadas pelo Major Ivanildo Henrique de Mendonça, através do plenário da Câmara Municipal de Paraú e propagadas por meio das redes sociais, atribuindo responsabilidade a Prefeita Municipal e a sua equipe pelos furtos de animais e pelo incêndio ocorrido na zona rural do nosso Município.
Consideramos que não constitui uma atitude responsável, nem tampouco compatível com a dignidade e o decoro de um militar, proferir acusações inverídicas e desconexas, tendo o referido Major praticado crime contra honra dos gestores municipais.
Deve-se ressaltar que apesar de fazer o possível para ajudar aos nobres guerreiros que defendem a segurança pública de nossa cidade, não é atribuição legal do Município a manutenção da Polícia Militar, sendo esse um dever do Estado do Rio Grande do Norte, conforme bem sabe o respeitável oficial da Polícia.
Nada obstante a isso, a gestão municipal, preocupada com a segurança e comodidade dos nossos munícipes, vem reiteradamente buscando parcerias com a Secretaria de Segurança Pública do RN e com a Companhia de Polícia Militar, através do Major Assis, tendo celebrado convênio com a mencionada Secretaria para oferecer condições mais dignas a tropa que guarnece a cidade, fato que talvez o Major Henrique não saiba, pois como ele próprio afirma em seu pronunciamento, não é responsável pelo policiamento da região.
Infelizmente se tem notícias da ocorrência de inúmeros furtos de animais na zona rural de todo o estado do RN e não é a suposta omissão do chefe do executivo municipal, que – diga-se de passagem, não detém qualquer autonomia sobre a segurança pública – a causa de tais crimes, que são, muito provavelmente, potencializados pelo sucateamento e falta de material humano das tropas interioranas, problema que já se arrasta há várias décadas.
Como relata o ilustre militar, na maioria das vezes tais crimes não entram nas estatísticas, tendo em vista que as vítimas não registram ocorrência, fato que dificulta a atuação da polícia e das autoridades. A luta contra violência precisa do auxílio e colaboração de todos, inclusive do Major Henrique, que embora repita que não trabalha em Paraú, é cidadão parauense e membro da corporação da Policia Militar do RN, tendo, caso queira, plenas condições para ao invés de desferir críticas infundadas, auxiliar o Executivo e Legislativo Municipal junto aos seus colegas de farda e superiores hierárquicos na busca por soluções para os problemas narrados.
Quanto ao incêndio ocorrido no lixão, ressalta-se que, diferente do aduzido pelo Major Henrique, a Prefeita Municipal e a Secretária de Meio Ambiente, tão logo tomaram conhecimento do ocorrido, comunicaram ao Corpo de Bombeiros e encaminharam, sob orientação dos mesmo, carros pipas e maquinas para amenizar o fogo e tentar evitar que este se alastrasse enquanto os bombeiros chegavam ao local.
É importante esclarecer que, embora o Município não tenha condições financeiras para instalar um aterro sanitário próprio, opção que vem sendo estudada através da celebração de consórcio com outros municípios, a Gestão Municipal de Paraú, desde que assumiu em abril de 2018, vem tomando várias medidas para regularizar a situação do lixão, tendo inclusive firmado Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual para tal fim.
Incidentes como esses acontecem constantemente. Queremos crer que não se trate de um incêndio criminoso, mas registramos boletim de ocorrência para que as autoridades policiais investiguem o ocorrido e tomem as medidas legais cabíveis.
Por fim, deixamos claro que a Prefeitura Municipal de Paraú continuará, na medida de suas competências constitucionais e dos recursos financeiros existentes, trabalhando para auxiliar as forças de segurança pública e todos aqueles que estiverem empenhados em trabalhar em prol do bem estar do povo de nossa terra. Esse é o nosso compromisso, pelo qual lutaremos até o último dia de nossa gestão.

Maria Olímpia Ferreira Nunes Eufrásio
Prefeita Municipal