"PINTO CAIPIRA": AGRICULTOR PRODUZ 15 MIL OVOS POR MÊS, EM APODI

Considerada como um sabor inigualável a galinha caipira está na lista dos pratos preferidos dos nordestinos. Além da carne a galinha caipira produz um ovo de excelente qualidade e extremamente requisitado pela população, não só das cidades de interior, mas também dos grandes centros.
É justamente a galinha caipira que vem sendo uma alternativa rentável para os agricultores familiares no município de Apodi, no oeste do estado.
Um programa de governo, criado pela Prefeitura Municipal Apodi, para a manutenção do homem no campo está sendo responsável pela geração de renda de uma família composta por 4 pessoas.
O programa é o “Pinto Caipira”, único do gênero no estado do Rio Grande do Norte, já distribuiu 51.500 aves para pequenos agricultores do município, beneficiando quase 1.050 famílias.
O projeto necessita de baixo custo para a sua implantação e oferece ao agricultor um retorno rápido e eficiente do seu investimento.
Morador do Sítio Alto da Boa Vista, o produtor rural Francisco Nailton Pereira Paiva, 44, vive com sua esposa e três filhos. A partir do programa do “Pinto Caipira”, o criador conta hoje com 1.500 galinhas verdadeiramente caipira.
Francisco Nailton fornece a ave abatida para toda a cidade e ainda mantém uma produção diária com mais de 500 ovos. “Hoje minha única fonte de renda é a criação de galinhas caipiras. A procura pelo meus produtos é constante”, contou Nailton.
Os pequeno produtores, como Francisco Nailton, podem adquirir o “Pinto Caipira” na secretaria de agricultura tendo incentivo no valor de aquisição do produtos.
Para garantir a alimentação das galinhas, um outro programa do município, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) e com a Companhia de Abastecimento (Conab), o “Programa do MIlho” permite ao agricultor comprar milho por um valor abaixo do praticado no mercado. Fonte Mossoró Hoje