FORTE CHUVA BANHA O MUNICÍPIO DE TRIUNFO POTIGUAR; HÁ REGISTRO DE GRANIZO

Da redação - Assú Notícia: A cidade de Triunfo Potiguar, localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, está sendo banhada com uma forte chuva que começou a cair por volta das 17h40 da tarde de sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019. De acordo com informações de moradores, o tempo começou a fechar muito cedo, trazendo sinais de forte chuva na localidade.
Até o fechamento desta reportagem, fomos informado que ainda permanece chovendo na cidade, e que algumas casas localizadas em setores diferentes, ficaram alagadas.
Uma pessoa chegou a publicar no whatsapp essa imagem, mostrando que choveu granizo também no município.
Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva,[1] sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo.[2] O código Metar classifica como GR o granizo com 5 mm de diâmetro ou mais, enquanto que quando há pedras menores é codificado como GS. É possível, dentro da maioria das tempestades, o granizo ser produzido pelas nuvens cumulonimbus.[3] Sua formação requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furacões) e baixa altura do nível de congelamento. É mais frequente a formação ocorrer no interior dos continentes, dentro de latitudes médias da Terra, confinando-se a altitudes mais elevadas dentro dos trópicos.