MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2015 ESPERA ATRAIR 1,5 MILHÃO DE PESSOAS


Grandes shows da música nordestina, quadrilhas juninas, festivais, feiras de artesanato, comidas típicas. Estes são alguns dos atrativos do Mossoró Cidade Junina 2015, que começa dia 6 de junho e segue até o dia 28 de junho. Esta é a 19ª edição do Mossoró Cidade Junina, que é considerado um dos maiores arraiás do Brasil. Mais de 100 atrações musicais passarão pelos palcos dos festejos. Dentre elas estão Luan Santana e Eliane, e as bandas de forró Calypso e Solteirões.
O Mossoró Cidade Junina se concentra no Corredor Cultural, uma avenida no centro da cidade que reúne praças e prédios temáticos ligados à cultura local. Os grandes shows com atrações nacionais e regionais acontecem na Estação das Artes Elizeu Ventania, a antiga estação ferroviária que foi transformada no palco dos maiores eventos do município.
A programação contará com shows de Luan Santana, Gusttavo Lima, Calypso, Alcimar Monteiro, Solteirões do Forró, Chambinho do Acordeon, Dorgival Dantas, Waldonys, entre outros. As atrações se apresentam nas sextas e sábados, sempre tendo como janela um grupo de artistas locais. Aos domingos é realizado o projeto “Domingo de São João”, que resgata o caráter religioso da festa junina através de shows religiosos.
Além dos shows, a festa junina em Mossoró traz um diferencial: são diversos projetos culturais realizados durante o evento. Tem Festival de Quadrilhas, espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, Burro-Táxi, Feira de Artesanato e Comidas Típicas, Festival de Humor, de Repentistas, de Sanfoneiros, Fórmula Jegue, Cidadela e muito mais. As atividades acontecem sempre de quinta a domingo.
A festança começa no dia 6 de junho com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, que conta com animação de bandas de forró e axé em trios elétricos. As bandas Chicabana e Xexéu e mais seis atrações locais comandarão o evento. O maior bloco junino do Brasil atrai milhares de pessoas que participam caracterizados com trajes e adereços juninos.
De 11 a 28 de junho, o Adro da Capela de São Vicente é palco do Chuva de Bala no País de Mossoró, espetáculo que conta a história da resistência do povo de Mossoró a invasão do bando de Lampião. O cangaceiro mais temido do Nordeste tentou invadir a cidade no ano de 1927 e foi expulso pelos mossoroenses.
O MCJ é realizado pela Prefeitura Municipal com o intuito de preservar e fortalecer a cultura local e aquecer a economia, tendo em vista que neste período a cidade recebe um grande número de turistas e registra aumento na demanda por serviços diversos.
Fonte: G1 RN