3º CASO DE SARAMPO É CONFIRMADO NO RIO GRANDE DO NORTE

O Rio Grande do Norte teve mais um caso de sarampo confirmado. Com esse são três pessoas infectadas pela doença no estado. O novo caso é de uma criança de seis anos, do sexo masculino, moradora na cidade de Macaíba, que fica na Grande Natal.
De acordo com boletim distribuído pela Secretaria de Saúde do RN na terça-feira (27), até o momento foram notificados 22 casos, dos quais sete foram descartados após checagens clínicas e outros 12 permanecem sob investigação.
O primeiro caso foi confirmado dia 26 de julho e trata-se de um paciente do sexo masculino com 54 anos de idade. Ele teve um histórico de viagem a São Paulo, estado que enfrenta surto da doença. O segundo caso foi confirmado em 13 de agosto.
Dessa vez a infectada foi uma criança de um ano e seis meses, do sexo feminino, residente no município de Tibau do Sul, que fica a 79 quilômetros de Natal. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, para confirmar um caso de sarampo a Sesap leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais.
A Sesap declarou há poucos dias que o Rio Grande do Norte está em situação de alerta contra o sarampo. A preocupação do governo estadual é devido à reintrodução do vírus no país através do estado de São Paulo, que vive uma situação de surto.
Suposto 4º caso de sarampo no RN permanece sob investigação
Num primeiro boletim distribuído também na terça-feira, a Sesap teria informado por engano que o RN estaria com quatro casos da doença. Logo em seguida o equívoco foi desfeito por meio de errata, explicando o engano.
De acordo com a Secretaria, “o caso referente ao município de Extremoz segue em investigação por ser um contato de caso confirmado, havendo a necessidade da genotipagem do vírus como selvagem ou vacinal”.
A Secretaria explicou que nesse caso o “indivíduo em questão recebeu dose da vacina com o componente sarampo durante o prazo oportuno após contato com caso confirmado para a efetivação do bloqueio vacinal.” OP9 RN