ÔNIBUS DA PREFEITURA DO ASSÚ QUE TRANSPORTA ALUNOS DO IFRN ESTÁ SUPERLOTADO

Da redação - Assú Notícia: Jovens e adolescente que estudam no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN campus Ipanguaçu, vem enfrentando muitas dificuldades para ir à escola e voltar também. O motivo é a superlotações que "obrigam" os alunos a irem apertados e em pé.
As reclamações são diversas de alunos que todos os dias usam o transporte público para ir até à escola, tendo em vista que são dois ônibus para "atender" a demanda, que de fato não está sendo bem atendida.
Na noite desta quarta-feira, 05 de Junho, um dos ônibus estava superlotados, existe a informação de que cerca de 100 alunos estariam vindo do IFRN no coletivo que faz a roda do Centro. Nossa reportagem manteve contato com um dos alunos, que usa o transporte para ir e vim da escola.
"A algum tempo já vem acontecendo essas superlotações, não só na volta (tarde/noite) como também na ida pela manhã de alguns dias da semana". Ressaltou um estudante que prefere não se identificar.
Preferindo não se identificar, o estudante disse que na verdade são três ônibus para atender os alunos, tendo em vista que nesta quarta, um deles faltou e foi preciso "se virar nos trintas" para irem e voltar do IFRN.
Com a ausência do coletivo nesta quarta-feira, os alunos se dividiram em dois ônibus, um que faz a rota do centro e outro que faz a rota do bairro Frutilândia.
"Hoje foi preciso o motorista da rota do centro direcionar o restante dos alunos que não coube para o ônibus da rota do Frutilândia... Muita das vezes são vão 2 ônibus, e mesmo com 3 ônibus tem dias que ainda vai cheio" Disse.
Jovem ainda disse por algumas vezes tem chegado atrasado na escola, por que o ônibus se atrasa. "As vezes tem um que chega muito atrasado para pegar os alunos da tarde... Isso quando não quebra e os alunos tem que se dirigir para os outros dois ônibus".
O mais grave da situação, é que os alunos vem correndo risco do pior acontecer, como a porta do transporte se abrir e algo acontecer.
Estudante disse que veio hoje neste coletivo da rota do centro, e quase que não o cabia, ele teve que vim muito imprensado na porta.
"Estava quase na porta.... E quase que não entrava, pois o motorista já estava pedindo para os demais ir no da outra rota" Concluiu o estudante.
Finalizando a entrevista com o estudante, perguntei ao mesmo se constantemente o ônibus iria lotado, e ele respondeu "Sim! Dias menos, dias mais, raramente vai vago."
Caso haja o registro do flagrante na rodovia estadual pela Polícia Rodoviária Federal, ou outra equipe de fiscalização, a ação da superlotação pode acarretar em notificações e posteriormente multas no transporte.