AÇUDE DO MENDUBIM SANGRA COM MAIS DE 35 CENTÍMETROS EM ASSÚ

Com as chuvas que caem sobre o interior do Rio Grande do Norte em especial no Seridó região considerada ‘cabeceira’ da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no estado o reservatório localizado no Vale do Açu prossegue elevando o seu nível de água armazenada. De acordo com o mais recente Boletim Informativo Diário divulgado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o espelho d'água subiu 14 centímetros nas últimas 24 horas. Isso representa um aumento de cerca de dez milhões de metros cúbicos. Contando a partir de 21 de fevereiro até este dia 12 de abril a elevação total foi de 03 metros e 21 centímetros. Para sangrar ainda é preciso subir 13 metros e 19, o que se compara a um prédio de quatro andares. O volume atual da Barragem é de 707 milhões 996 mil metros cúbicos correspondente a 29,50% da sua capacidade máxima de armazenamento de água.
Quanto ao Açude Público Mendubim na zona rural de Assú por volta das 08h desta sexta-feira, (12) o reservatório sangrava com uma lâmina de 38 centímetros. De acordo com o DNOCS o seu volume hídrico atual é de 79 milhões 907 mil 880 metros cúbicos de água.
A água do Mendubim segue em direção ao rio Açu. Com o seu transbordamento moradores da comunidade rural do Cumbe em Assú estão enfrentando dificuldade para se deslocar até a sede urbana do município uma vez que a estrada foi tomada pela água ficando quase intransitável. Informações - Blog Assu Todo Dia