COM EQUIPE PEQUENA, POLÍCIA CIVIL COMBATE CRIMES

Informações - Blog Assú Todo Dia: No primeiro dia do mês de setembro o interior da Câmara Municipal do Assú foi palco de uma audiência pública onde na oportunidade a população pôde cobrar da pasta responsável pelo setor ações que possam melhorar o aparelho policial local garantindo aos moradores tranquilidade para desempenhar suas atividades corriqueiras sem se tornar refém do medo ou mesmo de ser a próxima vítima de um assalto ou outro tipo de delito. O evento também reuniu a imprensa, políticos, representantes de ONGs como Amar Assú e o Movimento Assú Pede Paz, representantes das polícias Civil e Militar entre outras instituições.
A secretária de segurança pública e defesa social do Rio Grande do Norte delegada Sheila Freitas, se fez presente e além de anunciar a implantação ainda em 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na rede escolar do município pouco disse sobre o que poderia fazer a fim de atender o desejo dos assuenses.  A deficiência do aparelho de segurança pública é visível. Apenas para ilustrar, a Polícia Militar conta com 71 homens para atender mais de 58 habitantes só na cidade polo do Vale, conforme dados apresentados durante a citada audiência.  
Já a Polícia Civil por sua vez que vem fazendo um excelente trabalho sob o comando do delegado Cidorgeton Pinheiro conta além do titular da DP local com um escrivão e sete agentes. Houve um tempo que a equipe era composta por dois delegados, mais dois escrivães e dez agentes. A Polícia Civil de Assú através do trabalho investigativo conseguiu identificar e prender autores de vários crimes de homicídio que aconteceram na cidade. Esse trabalho eficiente resultou num fato que mereceu enfoque positivo no portal eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O órgão do poder judiciário fez menção de um réu que foi condenado menos de seis meses depois de ter cometido no município um crime de homicídio. Isso prova que mesmo com o número reduzido de agentes o trabalho não para.
Neste dia 21 com data do dia 20 foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria de número 424/2017-GDG/PCRN por meio da qual uma agente de Polícia Civil de Assú [identidade preservada] é designada para, com prejuízo de suas funções na Delegacia Municipal de Polícia Civil, servir na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, junto ao Centro de Inteligência – CI/SESED, pelo prazo de noventa dias, a contar da publicação do ato.