BARRAGEM DO ALAGAMAR, NA ZONA RURAL DE PARAÚ ESTÁ SANGRANDO

Barragem do Alagamar - Foto: Tâmara Farias
Da redação - Assú Notícia: A nossa equipe de reportagem tomou conhecimento da informação de que a barragem da comunidade de Alagamar, na zona rural de Paraú, também está sangrando. A informação foi confirmada pela jovem Tâmara Farias, que esteve na comunidade no último sábado, 04 de Março de 2017.
As imagens que estão sendo exibidas nesta reportagem, é de autoria da jovem e que autorizou que nossa reportagem fizesse a publicação delas. Entramos em contato por telefone com o secretário de agricultura e pesca da cidade, Neném do Gás, e ele confirmou que há pelo menos uma semana a barragem do Alagamar está sangrando.
Barragem do Alagamar - Foto: Tâmara Farias
A boa notícia para os moradores da cidade de Assú, em especial aos agricultores e pescadores da comunidade do Mendubim, na zona rural da cidade. É que toda essa água desce para o açude público do Mendubim. O volume do açude pode ter elevação a qualquer momento, tendo em vista que a água também da Beldroega transborda para o referido açude.
Sangria do açude da Beldroega - Foto: Tâmara Farias
O secretário de agricultura disse a nossa reportagem que a barragem do Alagamar estava com o nível de água muito baixo, e decorrente das chuvas, o seu nível aumentou e transbordou. Continua sangrando também o açude da Beldroega, que tem capacidade do acumulo de 11 milhões de metros cúbicos de água.
Barragem do Alagamar - Foto: Tâmara Farias
Com tamanho sofrimento que o Nordeste passava com a seca castigando, e principalmente para os agricultores que abriam mão de criar seus gados por conta de não haver alimento na natureza. Mas, a esperança nunca acabava. Sempre foi esperada a chegada das chuvas com grande volume que poderiam aumentar o nível dos reservatórios das comunidades rurais. Um deles chegavam a ficar completamente seco, sem nenhuma gota. Olhando para o solo rachado, o agricultor tinha esperança de vê aquele reservatório cheio e voltar a cuidar dos animais.
Senhor Marciano Vicente, 78 anos morador da comunidade - Foto: Tâmara Farias
O senhor Marciano Vicente, de 78 anos que o diga... Viu a barragem do Alagamar quase seca e pode desta vez, aproveitar a apreciar a beleza da atual situação. A barragem sangrando, o que aumentou a felicidade e o sorrido do senhor Marciano Vicente. A foto dele passeando pelo sangradouro da barragem, foi enviada por sua neta, a Tâmara Farias. É só alegria na comunidade e o sorriso estampado no rosto deles, ao olhar para a barragem e vê ela cheia de barreira a barreira.  Marciano mora na comunidade desde que nasceu e tem uma vasta experiência com inverno e principalmente sobre assuntos relacionados ao homem do campo.
Faltando pouco e com grandes esperanças, os agricultores pretendem pegar suas enxadas e irem ao roçado plantar e colher futuramente os frutos oriundos de um inverno que tem tudo para ser bom e maravilhoso.
Para finalizar está reportagem, agradecemos a colaboração de Tâmara Farias, que foi completamente disposta a nós passar informações e fotos da comunidade, como também do açude da Beldroega.